Sunday, November 28, 2004

Os Imperdíveis

Os Incríveis

Coisas boas da maternidade não se resumem aos sorrisos desdentados e primeiros passinhos. Os Incríveis (The Incredibles), produção da Pixar, é o hype da animação computadorizada. Após estrondosos sucessos com Toy Story, Monsters, Inc. e Finding Nemo - e boa repercussão do A Bug's Life -, a Pixar mostrou que superação é palavra de ordem da pós-modernidade. A texturização trabalhada e o significativamente maior número de frames por segundo mostram que é investindo nos detalhes que se faz mais e melhor.

Mas Os Incríveis não se resume a um exercício de virtuosismo digital. O plot magistral de Brad Bird (direção e roteiro) enfoca a dimensão emocional e afetiva dos personagens. O tom, às vezes bastante caricatural, mantém constante o nível de risadas do público. A dimensão *humana* dos Incríveis vêm a tona, especialmente nas cenas de crise - no emprego, na família, no casamento, na sociedade. O hype da condição humana do herói, lançado por Frank Miller com Batman - Cavaleiro das Trevas (HQ em quatro fascículos lançada no Brasil em 1986), tempera a animação com o extrato daqueles momentos que são marcos da existência, criando imediata identificação da audiência com o trabalho. Compondo a ambientação, a performance de Michael Giacchino no soundtrack será apreciada sobretudo por aqueles que afirmam que a vida deveria ter uma trilha sonora para cada momento.

Num cinema perto de você! Leve sua Criança Interior para assistir.

Elastigirl

--> e oh, que coisa mais manjada, identifiquei-me com a mâmis da família. também pudera, ela tem um enooooorme quadrilátero e coxas tamanho mortadela. e um jeitinho muito Belly de ser. ;)