Wednesday, May 11, 2005

O pior cego

E cada vez mais enxerga-se menos e cada vez menos se quer enxergar. O uso dos óculos é porque doem os olhos terrivelmente com todos os seus graus de miopia e astigmatismo cumulados e exponencializados, capazes de levar à loucura ou à enxaqueca - a que chegar primeiro.

Até são bem bonitinhos os óculos num look 40's, armação bem marcada, retangular, escura. Ele protege dos olhares de terceiros, que jamais saberão como é o rosto sem óculos. Como é a verdadeira face. Aquela que é doce encostada no peito do parceiro, aquela que é cheia de amor acordando a criança pela manhã. Só está disponível a face fria e dura da mulher-de-óculos, que analisa o mundo atrás de um anteparo, a sua lente e também o seu escudo.

A visão segue imperfeita, mesmo com os óculos. Porque as moléstias avançam, mas o anteparo segue o mesmo. Vendo o mundo difuso, acreditam-se difusos para ele também e recolhem-se seguros no ninho da indeterminação dessa imagem suavizada. Onde os defeitos quase não aparecem. Onde as arestas não se acusam.